Continua após a publicidade
Em uma panela grande, misture o açúcar, o leite de coco, o coco ralado e a manteiga.
Leve a panela ao fogo médio e mexa constantemente.
Continue mexendo até que a mistura comece a se soltar do fundo da panela e forme uma massa firme. Isso pode levar cerca de 15-20 minutos.
Despeje a massa em uma superfície lisa e untada com manteiga ou óleo.
Deixe a massa esfriar por alguns minutos até que seja possível manuseá-la.
Com as mãos untadas, enrole pequenas porções da massa em formato de bolinhas ou retângulos, dependendo da sua preferência.
Deixe as balas secarem e endurecerem em temperatura ambiente por algumas horas.
Após secas, armazene as balas em um recipiente hermético.
Embora a bala baiana de coco seja deliciosa por si só, você pode tornar essa experiência ainda mais especial com dois acompanhamentos:
a) Café ou Chá
Acompanhar a bala baiana com uma xícara de café ou chá é uma combinação clássica que realça o sabor e proporciona uma experiência de sabor completa.
b) Sorvete de Coco
Se você gosta de coco, experimente servir a bala baiana com uma bola de sorvete de coco. A mistura de texturas e sabores é simplesmente divina.
A bala baiana de coco é um doce tradicional brasileiro que traz consigo a simplicidade e autenticidade da culinária caseira. Neste artigo, exploramos o conceito da bala baiana de coco e sua relevância na cultura gastronômica brasileira, compartilhamos os ingredientes e o modo de preparo de uma versão fácil dessa iguaria e sugerimos dois acompanhamentos que tornam a experiência ainda mais prazerosa.