Os programas de acumular milhas aéreas nasceram nas companhias aéreas com objetivo de fidelizar o consumidor, ou seja Como acumular milhas aéreas no cartão de crédito. Afinal, ao oferecer algo em troca, as chances de essa pessoa manter seu consumo naquela companhia aumentam consideravelmente.
Com o passar dos anos, as companhias aéreas foram se associando a cartões de crédito para oferecer milhas aéreas a mais pessoas, e a estratégia deu muito certo! Hoje, usar o cartão de crédito no dia a dia é a forma mais fácil de acumular milhas. Por isso existem no mercado muitos cartões que oferecem esse benefício.
Milhas aéreas e pontos: qual a diferença?
Muita gente confunde milha com ponto e acredita que são a mesma coisa, mas não são. Os pontos são como uma moeda própria de um programa de incentivo específico e são acumulados de acordo com o valor gasto na fatura do cartão de crédito. O saldo fica vinculado ao CPF do titular do cartão.
A maioria dos programas de fidelidade usa o dólar como referência para a conversão de pontos, por isso a cotação da moeda no dia do fechamento da fatura embasa o cálculo.
E o que os pontos têm a ver com as milhas? É que, após acumular saldo suficiente no programa de pontos, o titular do cartão pode trocar os pontos por recompensas, incluindo as milhas, que trarão o benefício do desconto nas passagens aéreas. É por isso que a confusão acontece.
5 dicas para acumular mais pontos e converter em milhas
Viajar é bom, mas viajar com passagem barata ou até mesmo grátis é melhor ainda. Saiba que existem estratégias para acelerar o acúmulo de milhas no cartão. Abaixo a gente apresenta 5 dicas para turbinar os pontos e juntar milhas no cartão de crédito mais rápido.
- Encontre um cartão que ofereça boa pontuação por real ou dólar gasto
É fundamental se atentar que não é todo cartão de crédito que acumula pontos que podem ser convertidos em milhas. E mais: a quantidade de pontos acumulados por real ou dólar gasto é variável de cartão para cartão.
Assim, é preciso entender as regras do produto financeiro e avaliar se o valor que se paga de anuidade é condizente com os benefícios do cartão.
Geralmente os cartões que mais convertem gastos em milhas são os conhecidos como “premium”, voltados a um público de alta renda. O mercado, porém, está cada dia mais democrático e já oferece cartões mais básicos, para públicos com rendas mais baixas, que também acumulam milhas.
Os bancos costumam usar o dólar como moeda de referência para juntar pontos e o consumidor acumula 1 ponto a cada US$ 1 gasto no cartão de crédito. Mas, em alguns cartões, pode-se chegar ao acúmulo de 3,5 pontos a cada dólar gasto. Por isso é importante encontrar um cartão que caiba em seu orçamento e converta a maior quantidade de pontos possíveis.
- Cadastre-se no programa de milhas e fique de olho em promoções
Ok, seu cartão oferece o benefício de milhas, mas se você não se cadastrar no programa não acumulará nada. No caso de ter um cartão apto aos programas de recompensa será necessário entrar em contato com a administradora. Em alguns casos esse procedimento também pode ser realizado por meio dos serviços de internet banking.
Depois que o cadastro é feito, é importante ficar de olho nos informativos que receber do programa e visitar o site sempre que possível. Vale se cadastrar na newsletter e sempre abrir as mensagens que receber. Isso ajuda a ter conhecimento das promoções de transferências de milhas dos cartões de crédito para os programas de fidelidade em períodos promocionais, que ocorrem várias vezes ao ano.
Nesses eventos, é possível acumular 50%, 100% ou até 120% de bônus transferindo pontos dos cartões de crédito em época de Black Friday, por exemplo. Ou seja, a quantidade de pontos dobra em um dia.
Faça compras online em lojas que oferecem milhas
- Se estiver precisando adquirir qualquer produto, dê preferência a compras pela internet, nas lojas parceiras do programa de fidelidade utilizado. É uma forma muito prática de também transformar suas compras em milhas e grandes varejistas, como Magazine Luiza, Centauro, Polishop, Dafiti, Netshoes, entre outros, converte sua compra em milhas quando você adquire algum produto.
Apenas confirme se as lojas continuam parceiras do programa que você utiliza ou se a parceria foi descontinuada, isso ocorre frequentemente e a rotatividade é normal
- Utilize um acelerador de pontos
É preciso fazer as contas para saber se compensa aderir a um acelerador de pontos ou não. Esse tipo de ferramenta, criada pelos emissores de cartão de crédito, permite acumular até o dobro dos pontos. No entanto, para obter esse benefício é preciso pagar uma taxa adicional ao valor da fatura do cartão ou uma mensalidade fixa. Ou seja, pagar para ter o bônus. Avalie!
Cartão de crédito com milhas: como encontrar o ideal?
Será que consigo mesmo acumular milhas com o cartão que já utilizo? Essa é uma dúvida muito recorrente. Isso acontece porque muitas pessoas não têm conhecimento de todos os benefícios que seu cartão possui. E aí, muitas vezes faz um uso muito básico de um cartão muito completo, por exemplo.
Se perceber que precisa contratar outro cartão, que tenha um custo-benefício melhor e ainda permita acúmulo de milhas, saiba que você pode contar o Serasa eCred para fazer essa busca.
Confira o passo a passo para utilizar o eCred, o serviço de crédito da Serasa que pesquisa, compara e recomenda as melhores opções de cartão de crédito para você com base no seu perfil financeiro e necessidades.
Basicamente, você preenche seus dados uma única vez e o eCred fica com todo o trabalho de pesquisa. Depois, é só você avaliar as opções disponíveis no mercado para o seu CPF e, se tiver ofertas, pode contratar o cartão na hora.
Não fique sem limite
Se você se interessa por educação financeira, sabe que deve reduzir o uso do cartão Use o cartão de crédito e Nunca fique sem limite. Isso evita dívidas a juros muito altos. Porém, o cartão de crédito está longe de ser um vilão. É possível recorrer a essa ferramenta sem problemas, desde que se tome alguns cuidados.
Como usar o cartão de crédito sem se endividar
Hoje vamos dar dicas de como manter uma boa relação com as compras no crédito. Fique conosco e aprenda a organizar as finanças pessoais!
- Faça um planejamento financeiro
A primeira tarefa de quem quer manter o saldo bancário no azul é adequar as despesas ao orçamento. Nunca desembolse mais do que você arrecada!
Antes de tudo, some as fontes de renda da família (salários e eventuais ganhos com aluguel de imóvel). Esse será o teto de ganhos do mês.
Depois, monte uma planilha para anotar as saídas. Registre os valores de cada boleto e cada nota fiscal. Esse controle ajuda a visualizar os custos fixos e variáveis.
Também vale estabelecer uma meta. Por exemplo, vá cortando os itens não essenciais até poupar 20% da renda mensal. Esse montante irá para uma reserva, que poderá ser usada em emergências.
2. Utilize um único cartão de crédito
Consumidor com muitos cartões acaba extrapolando. É que, somados, os limites de crédito podem ultrapassar bastante a renda mensal do usuário. Então, a pessoa vai comprando além da conta, sem perceber que não terá meios para quitar a dívida no mês seguinte.
Precisamos impedir uma situação dessas! Portanto, concentre suas operações financeiras num único cartão de crédito. Assim fica muito mais fácil monitorar os pagamentos e verificar se você está gastando demais.
Estabeleça um limite compatível
- Falando em limite, aqui vai um truque infalível para se manter na linha: diminua o teto de gastos do seu cartão.
Algumas operadoras elevam o crédito dos bons pagadores, mas essa recompensa costuma ser um presente de grego. Já pensou ter um limite de 8 mil reais, sendo que seu salário é de apenas 3 mil? A tentação de comprar no cartão aumenta – e o risco de se afundar em dívidas, também.
Sugerimos que o limite de seu cartão de crédito equivalha a 30% de sua renda mensal. Se for maior, o controle das despesas deve ser ainda mais rigoroso. Bote aquela planilha para funcionar, hein?
- Prefira pagamentos à vista
Compras à vista sempre são mais vantajosas. O pagamento no ato pode render bons descontos. Fora isso, você se livre de pendências financeiras pelos próximos meses.
Claro que algumas situações exigem parcelamento. Digamos que sua geladeira quebrou e você precise de uma nova, mas não tenha dinheiro na poupança. A saída é recorrer ao cartão de crédito, dividindo o valor em prestações.
Nesse caso, tente pagar o menor número possível de parcelas, pois os juros inflam o preço final. Cuide, também, que a dívida fique dentro da margem estabelecida no seu orçamento para o período.
- Pague a fatura em dia – e integralmente
Jamais atrase o pagamento da fatura de seu cartão de crédito! A taxa de juros é uma das mais altas do mercado, fazendo com que pequenas cifras se transformem em números enormes.
Se você gostou da nossa dica de Milhas Aéreas, sugerimos que entre em nossos Grupo do Whatszapp que também tem diversas receitas maravilhosas postadas diariamente para vocês, até breve!
- Grupo do Whatszapp #1
- Grupo do Whatszapp #2
- Grupo do Whatszapp #3
- Grupo do Whatszapp #4
- Grupo do Whatszapp #5
- Grupo do Whatszapp #6
Separamos para vocês algumas receitas que você pode gostar! Confira abaixo:
RECEITAS NOVAS clique aqui