A jardinagem de outono é uma virada de jogo para os proprietários rurais. Ela estende sua temporada de colheita, economiza dinheiro e aumenta a nutrição do seu rebanho. Não deixe que o clima mais frio o impeça de cultivar vegetais deliciosos e caseiros.
Listei 10 vegetais de jardim de outono para plantar neste outono. Você pode cultivar de couve a espinafre, cenoura, beterraba e algumas outras plantas, elas vêm como suplementos nutritivos para rebanhos de quintal. Você também enfrentará menos pragas, tornando a jardinagem orgânica mais fácil.
5 Importância da jardinagem de outono para proprietários rurais
Jardinagem de outono parece contraintuitiva. Mas para proprietários rurais, é uma arma secreta para estender a temporada de colheita, economizar dinheiro e fornecer um reforço nutritivo para seu rebanho. Quer saber por que os vegetais de outono são perfeitos para o jardim da sua propriedade e sua importância?
- Vença a tristeza do inverno: Os jardins de outono mantêm sua mesa abastecida com vegetais frescos e deliciosos muito depois que a fartura do verão acaba. Você vai aproveitar saladas caseiras e vegetais de raiz assados até o inverno, uma mudança bem-vinda em relação às opções compradas em lojas.
- Temperaturas mais amenas, guloseimas mais saborosas: Muitos vegetais realmente prosperam no clima mais frio do outono. Eles sofrem menos estresse, resultando em cenouras mais doces, verduras mais macias e brassicas de sabor mais forte, como brócolis e couve-flor.
- Menos pressão de pragas: Diga adeus aos insetos irritantes do verão! Jardins de outono geralmente encontram menos problemas com insetos e doenças, tornando a jardinagem orgânica mais fácil e reduzindo a necessidade de pesticidas.
- Galinhas felizes e patos saudáveis: Os vegetais de outono são cheios de vitaminas e minerais que beneficiam seus amigos emplumados. De folhas verdes ricas em cálcio a vegetais de raiz com betacaroteno essencial, forneça um suplemento nutritivo à alimentação regular deles.
- Uma vantagem na primavera: O plantio de outono não é só sobre a colheita de outono. Alguns vegetais resistentes ao frio, como beterrabas e pastinacas, podem realmente se beneficiar de uma geada leve, armazenando-se bem no solo durante o inverno.
Você também pode gostar:
25 layouts de horta para ter um jardim produtivo
Como criar um jardim zen em casa?
Os 10 melhores vegetais de outono para plantar para proprietários rurais
Ficarei feliz em orientá-lo no plantio desses 10 vegetais de outono, com foco em criação de animais domésticos e aves de quintal. Como um jardineiro experiente, compartilharei minhas dicas e experiências pessoais com cada planta.
1. Couve
No meu jardim, a couve é um alimento básico para minha família e nosso rebanho. Prefiro a couve ‘Lacinato’ (dinossauro) por sua tolerância à geada e sabor rico.
Para plantar, eu semeio sementes diretamente em solo bem drenado cerca de 8 semanas antes da primeira geada. Eu as espaço de 40cm para permitir o crescimento completo.
A couve é rica em vitaminas A, C e K, além de antioxidantes.
Para nossas galinhas e patos, é uma potência nutricional que apoia a produção de ovos e a saúde geral. Costumo pendurar folhas inteiras de couve no galinheiro para os pássaros bicarem, fornecendo comida e entretenimento.
2. Espinafre
O espinafre cresce rápido no meu jardim de outono. Gosto de plantar por sua resistência ao frio. Semeio sementes a cada duas semanas para uma colheita contínua, colocando-as a cerca de 3cm de distância em fileiras de 30cm de distância.
Nossos patos adoram espinafre, e é uma ótima fonte de ferro e cálcio para eles. Percebi uma melhora na qualidade dos ovos quando suplemento regularmente a dieta deles com folhas de espinafre.
3. Cenouras
Para cenouras de outono, Semeio sementes diretamente em solo solto e sem pedras cerca de 12 semanas antes da primeira geada. Desbaste as mudas para 8cm de distância quando elas têm cerca de 10cm de altura.
Para armazenar cenouras para o inverno, deixo algumas no chão com uma camada grossa de cobertura morta. Para outras, eu as armazeno em areia úmida em um lugar fresco e escuro. Cenouras são excelentes petiscos para galinhas e patos quando raladas ou picadas.
4. Beterraba
Eu as planto cerca de 8 semanas antes da primeira geada, semeando sementes a 3cm de profundidade e 15cm de distância. As folhas estão prontas para a colheita em cerca de 30 dias, enquanto as raízes levam cerca de 60 dias.
Tanto as folhas quanto as raízes são nutritivas para aves. Costumo picar as raízes e misturá-las na ração das nossas galinhas para adicionar nutrientes.
5. Rabanetes
No outono, adoro plantar rabanetes. Eles ficam prontos em apenas 25 dias! Semeio sementes a 3cm de profundidade e 5cm de distância, depois desbaste para 10cm conforme elas crescem.
As folhas são um petisco favorito dos nossos patos. Descobri que oferecer folhas de rabanete ajuda a manter nossos patos ocupados e reduz o comportamento de arrancar penas.
6. Alface
Eu começo as sementes dentro de casa e as transplantei de 4 a 6 semanas antes da primeira geada. Eu as planto a 20cm de distância e uso coberturas de fileiras em noites geladas.
Para uma colheita contínua, planto novos lotes a cada 2 semanas. Nossas galinhas adoram bicar folhas de alface, e é uma ótima maneira de mantê-las hidratadas.
7. Acelga Suíça
Eu semeio sementes diretamente 40 dias antes da primeira geada, espaçando-as 30cm. Ela é incrivelmente resistente e frequentemente sobrevive bem no inverno com alguma proteção.
A acelga é rica em vitaminas A e C, o que a torna excelente para a saúde das aves. Eu corto os talos finamente e misturo com ração para nossos patos e galinhas.
8. Brócolis
Prefiro começar a plantar brócolis a partir de transplantes no outono. Eu planto os transplantes de 6 a 8 semanas antes da primeira geada, espaçando-os a 35cm de distância.
Após colher a cabeça principal, deixo a planta produzir brotos laterais. As folhas de brócolis são um deleite nutritivo para nossas galinhas, ricas em cálcio e vitamina K.
9. Ervilhas
Eu as semeio diretamente cerca de 8 a 10 semanas antes da primeira geada, a 3cm de profundidade e 6cm de distância. Elas amadurecem rápido e fixam nitrogênio no solo, beneficiando as colheitas do ano seguinte.
Nossas galinhas e patos adoram brotos de ervilha. Muitas vezes, cultivo mais só para eles, pois é uma ótima fonte de proteína e vitaminas.
Alho
Planto dentes individuais a 10cm de profundidade e 20cm de distância, com a ponta pontuda para cima.
Embora o alho não faça parte regularmente da dieta das aves, às vezes adiciono pequenas quantidades à água delas durante os meses frios como um reforço imunológico natural.
Nota: A maioria desses vegetais deve ser plantada no final de julho ou início de agosto.
8 maneiras de integrar sua jardinagem de outono com aves
Então, a sugestão de planta está pronta, certo? Mas que tal introduzir essas plantas aos rebanhos do seu quintal? Veja o guia para saber como você pode economizar seus centavos plantando essas plantas!
1. Pastejo Rotacional
No meu jardim, eu uso um sistema de cercas portáteis para criar cercas temporárias. Depois de colher uma cama, eu movo minhas galinhas e patos para aquela área. Eles arranham o solo, comem qualquer material vegetal restante e pragas, e fertilizam conforme avançam. É incrível a rapidez com que eles podem virar uma cama!
Por exemplo, depois de colher minhas ervilhas de outono, deixo os pássaros entrarem por alguns dias. Eles limpam todas as ervilhas caídas e perturbam o solo apenas o suficiente para trabalhar na matéria vegetal rica em nitrogênio. É a preparação perfeita para os alimentadores pesados da próxima estação, como brócolis ou couve.
2. Controle de pragas
Meus patos são caçadores de lesmas fenomenais. No início do outono, quando as lesmas podem ser um problema real para mudas jovens, deixo os patos patrulharem o jardim pela manhã. Eles são particularmente úteis em volta dos meus canteiros de alface e espinafre.
Só não se esqueça de supervisionar: os patos também podem desenvolver gosto por verduras tenras!
Galinhas são ótimas para reduzir a população de traças do repolho. Eu as deixo forragear em volta das minhas plantas de brassica (brócolis, couve, etc.) por curtos períodos. Elas atacam as traças e lagartas sem danificar as plantas maduras.
3. Aliados da Compostagem
Montei minha pilha de composto perto do galinheiro.
Durante o outono, adiciono resíduos de jardim, como folhas amareladas da minha acelga ou folhas de rabanete maduras demais à pilha. As galinhas adoram ciscar isso, quebrando os materiais mais rápido e adicionando seu próprio esterco rico em nitrogênio à mistura.
4. Proteção de inverno
Conforme o inverno se aproxima, eu uso minhas galinhas para ajudar a preparar algumas camas para o frio. Depois de colher minhas cenouras, eu deixo as galinhas ciscarem e virarem a cama, então eu a cubro pesadamente com palha do galinheiro delas. Isso protege o solo durante o inverno e adiciona matéria orgânica.
5. Suplemento Alimentar
Minha horta de outono fornece uma quantidade significativa de ração suplementar para minhas aves. Eu planto fileiras extras de folhas verdes como couve e espinafre especificamente para elas. Eu as colho regularmente, cortando-as para misturar na ração delas ou pendurando folhas inteiras no galinheiro para elas bicarem.
Sempre que penso em minhas beterrabas ou cenouras de outono, essas plantas jovens vão direto para as galinhas. Elas também ganham quaisquer rabanetes partidos ou cabeças de alface imperfeitas. Isso reduz o desperdício e fornece variedade nutritiva em sua dieta.
6. Água com infusão de alho
Embora meu alho plantado no outono não esteja pronto até o próximo verão, uso parte da colheita do ano passado para melhorar a saúde do meu rebanho. Durante as ondas de frio, esmago um dente de alho na água deles. É um reforço imunológico natural que ajuda a evitar problemas respiratórios.
7. Gestão de culturas de cobertura
Eu uso culturas de cobertura como centeio de inverno em alguns canteiros para proteger e enriquecer o solo. Na primavera, antes que o centeio vá para a semente, eu deixo as galinhas pastarem. Elas adoram as folhas verdes frescas, e isso me poupa o trabalho de cortá-las eu mesmo.
8. Momentos de ensino
Integrar aves no jardim de outono proporciona grandes oportunidades de aprendizado para meus filhos. Eles ajudam a coletar ovos, alimentam as galinhas com restos de cozinha e entendem o ciclo de como o esterco de galinha se torna composto, que então alimenta nossos vegetais.
Perguntas frequentes sobre jardinagem de outono
Quanto devo plantar para minhas galinhas e patos?
A quantidade depende do número de pássaros que você tem e de quanta comida suplementar eles recebem. Comece com um pequeno plantio e ajuste com base no consumo.
Como posso proteger meus vegetais de outono da geada?
Dependendo do seu clima e das datas de geada esperadas, você pode usar coberturas de fileiras, estufas frias ou cloches para proteger plantas delicadas. Endurecer as mudas antes do transplante também as ajuda a tolerar temperaturas mais frias.
Galinhas e patos podem comer os mesmos vegetais?
Sim, a maioria dos vegetais mencionados são seguros para galinhas e patos. No entanto, os patos são mais adequados para verduras mais duras, como couve e couve, enquanto as galinhas podem preferir variedades de alface mais macias.
Conclusão
A jardinagem de outono é uma vitória para os proprietários rurais e suas aves, oferecendo vegetais frescos para sua mesa e guloseimas nutritivas para seu rebanho até os meses mais frios. Integrar seu jardim com galinhas e patos cria um ciclo sustentável de nutrientes e controle de pragas.
No entanto, a integração bem-sucedida requer observação e gerenciamento cuidadosos para evitar o pastoreio excessivo ou danos às plantas. Com um planejamento cuidadoso, seu jardim de outono pode se tornar uma pedra angular da autossuficiência de sua propriedade. O que é adorável é que ele enriquecerá suas refeições e a dieta de seu rebanho.
Se você gostou da nossa dica de jardinagem de outono, sugerimos que entre em um dos nossos Grupo do Whatszapp que também tem diversas receitas maravilhosas postadas diariamente por lá !
Siga o Receita Viralizada
Separamos outras receitas que você pode gostar! Confira abaixo:
RECEITAS NOVAS clique aqui