Criar seus próprios fertilizantes caseiros é uma ótima maneira de alimentar suas plantas com nutrientes naturais enquanto recicla restos de cozinha e outros resíduos domésticos. Aqui estão 20 ingredientes fáceis de encontrar que você pode usar para fazer fertilizantes eficazes para plantas em casa:
- café moído : Rico em nitrogênio, o café moído pode ser espalhado diretamente no solo ou adicionado à compostagem.
- cascas de ovo – Cascas de ovo trituradas adicionam cálcio ao solo, que é vital para o crescimento das células vegetais.
- cascas de banana : Ricas em potássio, as cascas de banana podem ser enterradas inteiras perto das raízes das plantas ou embebidas em água para obter fertilizante líquido.
- água para cozinhar : A água utilizada para ferver os vegetais contém nutrientes. Deixe esfriar e use para regar as plantas.
- cinza de madeira – As cinzas de madeira da lareira podem ser espalhadas em pequenas quantidades para adicionar potássio e cálcio ao solo.
- água do aquário – Ao trocar a água de um aquário de água doce, utilize a água antiga para as plantas, pois é rica em nitrogênio e outros nutrientes.
- Sal Epsom – Fonte de magnésio e enxofre, o sal Epsom pode ser dissolvido em água e usado para alimentar as plantas, promovendo um crescimento saudável.
- recortes de grama – À medida que se decompõem, as aparas de relva libertam azoto para o solo.
- molde de folha : Folhas decompostas (bolor foliar) enriquecem o solo e melhoram sua textura.
- Chá verde : Uma solução fraca de chá verde pode fornecer nutrientes às plantas. Certifique-se de usar chá sem açúcar.
- Melaço : Adicionar melaço ao composto ou diluí-lo em água pode ajudar a aumentar a atividade microbiana e fornecer potássio.
- Ervas daninhas : Ervas daninhas embebidas em água criam um “chá de erva” rico em nutrientes. Apenas certifique-se de que as ervas daninhas não deram sementes.
- Composto – A compostagem regular de resíduos de cozinha e jardim proporciona uma mistura equilibrada de nutrientes essenciais e melhora a estrutura do solo.
- alga : Algas frescas ou secas podem ser enxaguadas (para remover o sal) e adicionadas ao composto ou embebidas em água para criar um fertilizante líquido rico em oligoelementos.
- Geléia : A gelatina sem sabor é uma fonte de nitrogênio. Dissolva-o em água para criar um alimento rico em proteínas.
- Vinagre – O vinagre diluído (de preferência vinagre de maçã) pode ajudar a aumentar a acidez do solo e fornecer ferro às plantas.
- leite em pó : O leite em pó é uma boa fonte de cálcio e pode ser pulverizado diretamente no solo ou dissolvido em água.
- farinha de glúten de milho : Subproduto do processamento do milho, o farelo de glúten de milho pode servir como fertilizante e inibidor natural pré-emergente de ervas daninhas.
- esterco de galinha : O estrume de galinha bem compostado é um fertilizante com alto teor de nitrogênio, mas deve ser usado com moderação para evitar queimar as plantas.
- cinza de papel : Cinzas queimadas de papel não brilhante podem ser usadas em pequenas quantidades para adicionar potássio e ajudar a controlar pragas.
Você também pode gostar:
Ao utilizar estas soluções caseiras, não só fornece nutrientes essenciais às suas plantas, mas também contribui para uma prática de jardinagem mais sustentável.
Se você gostou da nossa dica de fertilizantes caseiros, sugerimos que entre em um dos nossos Grupo do Whatszapp que também tem diversas receitas maravilhosas postadas diariamente por lá !
Siga o Receita Viralizada
Separamos outras receitas que você pode gostar! Confira abaixo:
RECEITAS NOVAS clique aqui